Foto do Google Imagens
Estávamos saindo do hotel e precisávamos pegar um táxi. Ao sair, avistamos um vindo em nossa direção e acenamos para ele parar. Ele parou e entramos. Assim que entramos, falamos para o taxista onde gostaríamos de ir, mas além de não sair do lugar, ele começou a falar rapidamente e como não falo Espanhol (só Inglês e muito pouco de Francês), não entendíamos nada! SIMPLESMENTE NADA! kkk Vale lembrar que antes dessa viagem, já tínhamos visitado Buenos Aires e não tivemos problema algum quanto à comunicação Português - Espanhol. Por isso estávamos confiantes quanto a isso. Ô ingenuidade! rs Bom, a história não acabou. Vendo que o táxi não saía do lugar e que não conseguíamos nos entender, eis que surge o recepcionista do hotel para nos ajudar. Acredito que por ele lidar muito mais com estrangeiros, aprendeu a se comunicar melhor com nós. Continuando...ele pediu para que baixássemos o vidro e com um Espanhol entendível para brasileiros, nos disse que tínhamos que sair do táxi porque ele estava ali para pegar outros hóspedes do hotel. kkk Não sabia onde enfiar a cabeça de tanta vergonha, mas depois disso rimos muito da situação.
Em todas as nossas viagens pela América do Sul não tivemos grandes problemas de comunicação, além desse que contei para vocês. Mas o mesmo não aconteceu quando estivemos na Espanha. Lá tive que fazer um bom uso do meu Inglês, apesar de nem todos os espanhóis falarem a língua, mas por estar na Europa, onde vários países falam, foi mais fácil para mim.
Onde eu quero chegar com tudo isso? É porque muitas pessoas me falam que não são tão motivadas a visitar países mais longes porque têm medo de não conseguirem se comunicar e assim passar por situações difíceis. E essas pessoas me perguntam se é possível viajar sem falar pelo menos Inglês.
Possível é, mas não vou dizer que é fácil. Como exemplo, tenho os meus pais, que também já visitaram outros países e não falam um A em outra língua. rs Quando eles voltam de viagem, eles me contam algumas situações engraçadas que passaram, como em uma viagem que comeram praticamente a mesma coisa todos os dias porque era a única coisa do menu que eles sabiam o que era. kkk
Como eles não são pessoas muito tecnológicas, fica ainda mais difícil, já que não sabem utilizar recursos no celular como o tradutor. Uma dica legal para quem não fala pelo menos o Inglês, é um aplicativo do google tradutor em que você coloca a câmera direcionada para a palavra escrita (no menu, por exemplo) e o aplicativo traduz na hora como se estivesse escrito em Português mesmo. Muito legal! #dicadapoli
Foto do Google Imagens
Nessa foto o aplicativo está fazendo a tradução do Português para o Inglês, mas dá para fazer o contrário.
Mas só a tecnologia não é o suficiente para se comunicar. Então eu digo: SIM, falar pelo menos Inglês ajuda muito na hora de conversar com o recepcionista do hotel, fazer pedidos no restaurante, fazer o check-in no aeroporto e em várias outras situações em países da Europa ou nos Estados Unidos, por exemplo.
Mas mesmo assim, você poderá passar por situações embaraçosas ou algum perrengue que farão parte da sua viagem e virarão memórias engraçadas de se lembrar. Como quando perguntei a um francês se ele falava Inglês (perguntei em Francês, tá!), e ele me respondeu num tom ríspido: Por que falaria? Estamos na França! kkk
Moral da história: Não fala Inglês e quer viajar? Viaje! Mas escolha países com línguas semelhantes a nossa para começar. Fala Inglês? Se joga!
Let's speak English!!!!
Só não vale responder assim:
Foto do Google Imagens
Bye, guys! Até o próximo post! Bjos!
Poli Pontin
Nenhum comentário:
Postar um comentário